O retorno da Liceu

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


Após uma pausa em suas publicações, a revista Liceu On-Line retoma as suas atividades. O nome Liceu remete à escola fundada por Aristóteles na Grécia antiga e de certa forma foi o berço de muitas discussões filosóficas e científicas. Da mesma forma, a Revista Liceu On-Line, pretende fomentar a discussão científica publicando pesquisas que contribuam com a evolução do conhecimento. Assim como a escola de Aristóteles, a revista manterá seu foco nos autores em início de formação dando prioridade sempre que possível à pesquisas que possuam tais alunos.
Esta edição conta com seis pesquisas à saber:
1 - A primeira pesquisa trata da relação do desempenho da empresa e a abertura de capital. Usando dados extraídos da BM&FBovespa, a pesquisa busca compreender como a abertura de capital influencia os resultados financeiros da organização por meio dos indicadores de desempenho. Os dados apresentados demonstram que os índices apresentados pelas empresas são crescentes após a abertura de capital.
2 – O segundo artigo discute um tema atualmente em evidência que é a lavagem de dinheiro. Aborda especificamente a responsabilidade do contador no processo pois busca verificar se os contadores, estão capacitados e aptos a prestar informações ao COAF sobre seus clientes que venham a praticar atos que possam ser vistos como crime de lavagem de dinheiro. A conclusão é que os contadores não possuem clara percepção sobre a legislação envolvida.
3 – Esta pesquisa buscou verificar qual o grau de evidenciação do CPC 29 e quais os principais modelos e parâmetros utilizados pelas empresas brasileiras na mensuração do valor justo dos produtos agrícolas e ativos biológicos nas demonstrações financeiras dos anos de 2012 e 2013. Por meio de uma pesquisa documental, afirma que as empresas de modo geral, continuam não evidenciando todas as informações exigidas pelo CPC29.
4- A quarta pesquisa, teve como objetivo identificar os estilos de aprendizagem de alunos de um curso Universitário e apresenta que os alunos se encontram entre o estilo Convergente e Acomodador.
5 – A pesquisa discute a utilização do Planejamento Estratégico Situacional (PES) no município de Embu das Artes, apresentando os resultados positivos da sua utilização no setor público.
6 – O sexto trabalho também discute a carreira do profissional contábil, focando mais os aspectos da arbitragem, o ingresso na carreira e sua evolução. Discute o conjunto vasto de conhecimentos técnicos e específicos são premissas importantes para a carreira.
Boa leitura.
Prof. Leonardo Fabris Lugoboni
Email: [email protected]


Texto completo:

PDF


Indexadores: