A relação entre a academia e a prática

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


Discute-se muito sobre a aplicabilidade das pesquisas acadêmicas no cotidiano das empresas. A academia tem feito grande esforço para aproximar as pesquisas realizadas nas universidades às práticas gerenciais e contribuir com o avanço da sociedade.
Cada pesquisador deve refletir quais são as reais contribuições de suas pesquisas e como elas afetam a realidade da sociedade. Até mesmo as conclusões de seus relatórios de pesquisas serão melhores se conseguirem expressar de forma clara, além das contribuições à teoria, as contribuições que a pesquisa gerou para a sociedade.
O primeiro trabalho desta edição teve como objetivo analisar a perenidade no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social corporativa em instituições financeiras integrantes do ISE.
O segundo trabalho apresenta uma discussão sobre a importância da oferta de crédito e sua política de concessão, limitada a cartão de crédito.
O próximo trabalho discute o entendimento da importância da due diligence trabalhista na visão da auditoria independente.
A pesquisa seguinte buscou verificar se as compras realizadas entre os anos de 2011 e 2012 dentro da Fundação CASA apuraram maior eficiência e economicidade sendo utilizada a modalidade de licitação – Pregão Eletrônico.
O quinto trabalho analisa o Orçamento Participativo em três grandes capitais do país (Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo) e destacam como principais resultados a evidenciação de que há pouca participação da população no processo orçamentário das cidades analisadas.
O sexto trabalho discute os impactos para as empresas do ramo de construção civil com os conflitos das esferas municipais no processo como um todo para a obtenção do Habite-se de uma determinada obra.
O trabalho seguinte buscou verificar quais medidas e procedimentos que as indústrias do Centro Industrial de Jurubatuba adotam para atender as obrigações acessórias.
O sétimo trabalho discute a audiência dos canais literários (Booktube) no Brasil e sua influência no mercado editorial.
O último trabalho desta edição a aplicabilidade das Normas Internacionais de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Boa leitura
Prof. Leonardo Fabris Lugoboni
Email: [email protected]


Texto completo:

PDF


Indexadores: