Nível de Conhecimento em Relação ao Planejamento Pessoal e Educação Financeira de Indivíduos da Cidade de São Paulo

Fábia Gonçalves Iorio, Vivian Pereira de Assis, Amanda Russo Chirotto

Resumo


O Planejamento Financeiro Pessoal é a explicação das formas que vamos viabilizar os recursos necessários para atingir nossos objetivos. O objetivo geral deste trabalho foi identificar o nível de conhecimento em relação ao planejamento pessoal e educação financeira de indivíduos da cidade de São Paulo. O principal interesse nesta pesquisa foi verificar se as pessoas estão conscientizadas a fazer o planejamento financeiro pessoal, não somente para as despesas diárias, mas também pensando no futuro. Para isso foi realizada uma pesquisa com 110 entrevistados com questões de múltipla escolha de forma aleatória.
O instrumento de coleta de dados foi subdividido em três blocos de questões. A primeira parte refere-se ao perfil, questionando sobre gênero, idade, estado civil, grau de instrução escolar, se é financeiramente independente dos pais e/ou familiares. O segundo bloco aborda à origem, o controle, o planejamento e à situação financeira pessoal e familiar, tais como fonte de renda familiar, responsabilidade no pagamento das contas, gerenciamento financeiro, experiências financeiras, conhecimento sobre a educação financeira e o local de aprendizagem do mesmo. O terceiro bloco foi abordado aos participantes se os mesmos têm o conhecimento próprio financeiro, ou seja, se sua educação financeira está no nível básico e até mesmo a educação financeira avançada buscando agregar seus conhecimentos sobre determinados investimentos.
Após à análise da pesquisa verificou-se que os participantes têm conhecimento sobre finanças, alguns no estágio básico e outros no estágio avançado. A grande parte dos participantes são graduados, alguns com especialização e este com um maior nível de entendimento nas questões elaboradas.


Texto completo:

PDF


Indexadores: