Identificação de uma lacuna de pesquisa

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


O ponto de partida de uma pesquisa científica é a identificação de uma lacuna de pesquisa. Um pesquisador mais experiente, já leu material científico suficiente para identificar questionamentos que ainda não foram elucidados pela comunidade científica.
Lacunas de pesquisa são questões ainda não estudadas ou completamente resolvidas no arcabouço de conhecimentos científicos já estruturados.
Não há outra forma de identificar lacunas sem a leitura intensa de pesquisas científicas sobre os temas de interesse. Nessas leituras, é importante identificar algumas questões como: a) em quais contextos essas pesquisas foram realizadas? b) quais foram as variáveis usadas para a realização do estudo? c) quais foram os métodos usados para chegar às conclusões apresentadas? d) em qual período histórico a pesquisa foi realizada? e) que tipo de dados a pesquisa analisou? F) quais são as sugestões de trabalhos futuros na conclusão das pesquisas identificadas?
Sobre esse último tópico, uma conclusão estruturada de uma pesquisa científica deveria apresentar questionamentos que ainda não foram resolvidos pela pesquisa em questão ou indagações que surgiram em decorrência dos resultados da pesquisa, tornando assim, as conclusões, excelentes fontes de pesquisa para a identificação de lacunas teóricas.
Após a leitura de diversas pesquisas sobre o tema de interesse será possível identificar algo que ainda não foi pesquisado, ou que pode ser pesquisado de uma forma diferente e que poderá acrescentar à parede da teoria estudada mais um tijolinho de conhecimento.


Texto completo:

PDF


Indexadores: