Análise Crítica sobre o Hiperconsumismo e a Sustentabilidade - o importante papel da comunicação publicitária no processo de estímulo e conscientização

Aline Rodrigues Vieira Pinto

Resumo


A sociedade passa por um momento crítico no que tange às questões sobre sustentabilidade, hiperconsumismo e crise ambiental. Diante desse cenário paradoxal, o profissional de comunicação atua como peça fundamental no processo de estimular a compra de produtos e serviços e também de conscientizar a população sobre a problemática ambiental. O ambiente em que a sociedade está atualmente inserida exige dos profissionais um comportamento diferenciado, deve-se pensar em resultados e metas sem se esquecer da responsabilidade ambiental e da sua responsabilidade como parte integrante do problema. As consequências atingirão toda a comunidade, portanto, é inadmissível uma atitude estática dos comunicadores, profissionais essenciais para a transmissão dessa mensagem. Este trabalho foi baseado em análises e interpretações de textos, teses e algumas imagens de propagandas que comprovem o papel do comunicador como peça chave de parte da solução para a conscientização ambiental. Palavras-chave: Sustentabilidade. Hiperconsumismo. Consciência ambiental. Consumo consciente. Comunicação. 

Texto completo:

PDF


Av. Liberdade, 532 - Liberdade - CEP 01502-001 - São Paulo
©1998-2011 FECAP - Todos os direitos reservados.
ISSN - 2179-5975