CONSUMO DE NOVO LUXO: A INFLUÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS E CARACTERÍSTICAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS NO CONSUMO

Rafael Kenzo Nakahara, Flavio Tadashi Yamashita, Natalia Birepinte, Rafael Aparecido Santos, Yasmin Barbosa Zoghbi, Maitê Bezerra

Resumo


O mercado de luxo apresenta crescimento contínuo no Brasil. Com a economia favorável ao crescimento e estabilidade da classe média e classe média alta, observou-se a ocorrência da democratização do luxo, que, por sua vez, abre espaço a uma nova categoria de consumo no mercado: o novo luxo. Diferente do luxo tradicional, o novo luxo tem maior enfoque nas novas experiências que a compra proporciona, o que elas agregam à sua individualidade e no seu significado emocional,além de preservar um dos pilares da diferenciação que é a qualidade do produto ou serviço. De acordo com os conceitos do novo luxo, o objetivo deste trabalho é estudar a influência das experiências e características dos produtos e serviços no consumo do novo luxo. Serão estudados, em particular, os consumidores de algumas marcas selecionadas, que se enquadram na definição do novo luxo, para analisar qual é a real motivação dos consumidores na hora de optar por um produto ou serviço, ou seja, se são mais importantes a características do bem ou serviço ou a experiência.

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