Alfabetização Financeira dos Alunos dos Cursos de Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis da Fecap

Andressa Videira Lopes, Caio Alves Badio, Juliana Cristina Maia Coimbra, Leonardo Pozzan, Renan de Paiva Biazoto

Resumo


O presente estudo teve como objetivo mensurar o grau de alfabetização financeira dos universitários
de administração, ciências contábeis e ciências econômicas da FECAP, ou seja, determinar se os alunos
aplicam o que aprendem na teoria. Foi realizado um questionário com três variáveis importantes que
são: comportamento, conhecimento e atitude para ajudar a mensurar a alfabetização dos alunos. O
questionário foi aplicado para 682 estudantes. Os resultados demonstraram que os estudantes são
alfabetizados financeiramente, com uma nota geral de 2,63 tendo 3 como nota máxima. A atitude
financeira apresentou um pior desempenho quando se trata de investir regularmente para atingir
metas de longo prazo, concluindo que os alunos visam o curto prazo. Em comportamento financeiro o
destaque negativo foi que 56% dos alunos não possuem uma reserva financeira maior ou igual a três
vezes a renda mensal para ser usada em casos inesperados. Em conhecimento financeiro, foi a
dificuldade de responder a pergunta que tratava de produtos financeiros e suas características. Sendo
assim, propõe-se estudos futuros que além de mensurar o nível de alfabetização financeira,
desenvolvam métricas de avaliação que sejam válidas, permitindo a comparação qualitativa entre
diferentes amostras, e uma definição universal para o conceito de alfabetização financeira.


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