Avaliação dos Resultados dos Programas de Treinamento em Nível Organizacional
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre como se faz a avaliação dos resultados dos programas de
treinamento em uma empresa de peças automotivas de médio porte localizada no município de
Diadema – São Paulo. O principal objetivo deste estudo foi identificar as ferramentas e processos
utilizados pela empresa para avaliar os treinamentos dados aos seus funcionários e sua eficácia. Tratase
de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, onde se identificou similaridade entre o
processo de avaliação de treinamento utilizado pela empresa com a teoria descrita por Kirkpatrick
(1998). A empresa pesquisada utiliza as 4 etapas ou níveis da avaliação, proposta por essa teoria
identificando assim, as prováveis contribuições do treinamento nos resultados organizacionais.
Concluiu-se que fatores como a estratégia e estrutura organizacional, o modelo de gestão, a gestão de
recursos humanos e a tecnologia precisam estar alinhados com os conteúdos e objetivos do
treinamento para que este possa gerar plenamente os efeitos desejados pela organização.