Avaliação dos Resultados dos Programas de Treinamento em Nível Organizacional

Alessandra Regina de Almeida Salcedo, Esteban José Ferrari Cálcena, Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre como se faz a avaliação dos resultados dos programas de
treinamento em uma empresa de peças automotivas de médio porte localizada no município de
Diadema – São Paulo. O principal objetivo deste estudo foi identificar as ferramentas e processos
utilizados pela empresa para avaliar os treinamentos dados aos seus funcionários e sua eficácia. Tratase
de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, onde se identificou similaridade entre o
processo de avaliação de treinamento utilizado pela empresa com a teoria descrita por Kirkpatrick
(1998). A empresa pesquisada utiliza as 4 etapas ou níveis da avaliação, proposta por essa teoria
identificando assim, as prováveis contribuições do treinamento nos resultados organizacionais.
Concluiu-se que fatores como a estratégia e estrutura organizacional, o modelo de gestão, a gestão de
recursos humanos e a tecnologia precisam estar alinhados com os conteúdos e objetivos do
treinamento para que este possa gerar plenamente os efeitos desejados pela organização.


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