PERCEPÇÃO E REAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO PERÍODO QUE ANTECEDE UMA FUSÃO OU AQUISIÇÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Angélica Rodrigues Ishige, Émerson Nogueira Sales, Maria de Lurdes Zamora Damião

Resumo


O mercado bancário passa por muitas transformações e uma das principais razões é o elevado número de fusões e aquisições, que podem ter como objetivos expandir e ganhar mercado, aumentar a competitividade e o poder de império. É comum que no período desde o anúncio da fusão até a implementação de mudanças seja marcado por incertezas e, consequentemente, tenso, mas isto pode ocorrer antes mesmo do anúncio oficial do negócio. O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção e reação dos empregados das instituições financeiras antes do comunicado oficial de uma fusão e consequente mudança organizacional. Para alcançar o objetivo, o estudo utilizou a pesquisa bibliográfica para fundamentos teóricos, com objetivos exploratórios, dados qualitativos e pesquisa de campo com entrevistas, com instrumento de coleta dos dados utilizando um roteiro estruturado e focado em indivíduos de uma amostra previamente selecionada, que envolveu funcionários de instituições financeiras de diferentes níveis hierárquicos, áreas e faixas etárias. O estudo mostrou que o comportamento das pessoas é afetado em uma enorme variedade de maneira direta e indireta e que isso pode afetar e até mesmo comprometer a vida profissional e pessoal devido a pressão percebida diante das mudanças iminentes e dos riscos de incerteza que as F&A podem trazer para os profissionais.


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