O booktube e a venda de livros

Aline Bergamo Camargo, Joice Chiareto

Resumo


Esta pesquisa visa identificar a audiência dos canais literários (Booktube) no Brasil e sua influência no mercado editorial. Através da aplicação de questionário a leitores brasileiros, buscou-se identificar qual o público que conhece e participa desta comunidade atualmente. As questões foram elaboradas visando entender quais os motivadores para se acompanhar um canal literário e como isso afeta seus hábitos de leitura. Foram obtidas 219 respostas válidas no total e 98 destes respondentes afirmaram acompanhar o Booktube. Os resultados apresentaram uma análise inicial deste mercado em que se observou os interesses do público que acompanha a comunidade Booktube e suas características, entre elas uma maioria do sexo feminino e com faixa etária predominante de 18 a 24 anos. As respostas apontaram que os vídeos podem sim influenciar no processo de escolha dos leitores desde que se estabeleça uma relação de identificação entre o leitor e o produtor de conteúdo e essa relação não está diretamente associada ao número de inscritos e de visualizações de um canal.


Texto completo:

PDF


Av. Liberdade, 532 - Liberdade - CEP 01502-001 - São Paulo
©1998-2011 FECAP - Todos os direitos reservados.
ISSN - 2179-5975