A importância do resumo

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


Nem sempre a construção do resumo é algo tratado como prioridade pelos autores. Devido a sua importância, deveria ter a atenção e o tempo dos autores que buscam publicações em revistas e congressos científicos.

O resumo não deve ser confundido com a “introdução da introdução”. O resumo possui sua função específica e acaba sendo protagonista no processo de avaliação do artigo em diversos momentos.

O resumo deve apresentar os principais pontos da pesquisa e permitir que diversos usuários como leitores, avaliadores, editores consigam fazer uma avaliação mais rápida sobre o conteúdo que virá a seguir.

Um leitor, normalmente avalia o resumo e com essa leitura define se deve ou não continuar com a leitura do texto. Decide se a pesquisa está alinhada com o tema que ele busca, se o método é compatível com o que ele esperava e se os resultados encontrados fazem sentido para o que ele está estudando. Perceba que caso o objetivo não esteja claro, ou o método não seja apresentado com clareza, seu artigo pode ser descartado, não lido e consequentemente, não será citado.

O editor e o avaliador também começarão pelo seu resumo e caso eles não consigam identificar de forma clara os principais elementos da sua pesquisa, há grandes chances de o artigo ser reprovado. Entenda que se um editor aprova sua pesquisa com um resumo ruim, é provável que seu artigo e consequentemente a revista não seja citado em pesquisas futuras.

Um resumo deve apresentar:

 

a) objetivo – Deve deixar claro o objetivo do estudo ou problema a ser respondido;

b) Método da pesquisa – Quais foram os procedimentos metodológicos utilizados

c) Resultados da pesquisa – Quais resultados a pesquisa apresenta;

d) Conclusões – Quais conclusões são possíveis, pautando-se nos resultados apresentados

e) Contribuições da pesquisa – Como sua pesquisa contribui para a literatura utilizada

 

Sem esses elementos, mesmo que você desenvolva uma ótima pesquisa, seu artigo pode ser rejeitado em uma avaliação, ou não ser resgatado em uma pesquisa por artigos científicos do tema que pesquisou.

 

            Boa leitura

 

Prof. Leonardo Fabris Lugoboni

Email: [email protected]


Texto completo:

PDF


Indexadores: