A importância de participar de eventos científicos

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


A importância dos eventos científicos foi diminuída nos últimos anos. Isso fez com que muitos pesquisadores deixassem de participar de congressos científicos ou participam com uma frequência muito menor.

Alguns pesquisadores deixaram de valorizar a participação em eventos científicos, afinal, participar de eventos científicos “não pontua mais”.

            Todavia, quando um pesquisador deixa de participar de ventos científicos ele está perdendo uma grande oportunidade de se desenvolver como pesquisador.

            Participar de eventos científicos permite ao pesquisador por exemplo evoluir com seu trabalho. Quando o pesquisador apresenta sua pode receber o feedback do moderador da apresentação ou dos participantes presentes. Muitas vezes, esse feedback ajuda o pesquisador à identificar falhas ou possibilidades que ele ainda não conseguiu visualizar.

            Outro benefício de participar de eventos científicos é ter a possibilidade de observar a pesquisa de outros pesquisadores. É possível observar em eventos científicos uso de diversas teorias de base, técnicas diferentes de análise de dados, abordagens diferentes do mesmo tema entre outras coisas.

            Um terceiro benefício que deveria ser melhor explorado é a possibilidade de fazer contatos. Eventos científicos apresentam uma possibilidade ímpar de identificar pesquisadores com interesses e objetivos comuns aos seus. Isso permite iniciar uma rede de contatos para tirar dúvidas, evitar alguns becos sem saída, pesquisar em parceria e diversas outras oportunidades que uma rede de contatos pode lhe oferecer.

            Participar de eventos científicos com certeza lhe fará ser um pesquisador melhor.


Texto completo:

PDF


Indexadores: