Inserção do Tema Sustentabilidade: Uma Análise com os Alunos do Curso de Administração da FECAP

Daphne Munuera Cruz de Siqueira, Fernanda Cristina Ramos Calderon, Lucas de Oliveira Ozório Esteves, Rayssa Mendonça da Costa de Alencar, Yan Paschoal Inaba

Resumo


O tema sustentabilidade é recorrente e relevante tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial e governamental, consequência de demanda social por uma mudança na visão de mundo orientada para o sustentável. A inclusão da sustentabilidade na grade curricular de Cursos de Ensino Superior em geral está em processo de crescimento por se tratar de um assunto recente. Nos papéis dos administradores em conduzir empresas, agentes de alto impacto na sociedade, o embasamento teórico sobre a sustentabilidade desde o início de suas formações é elemento chave para atuação neste sentido. Este estudo realizado na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - busca por meio de pesquisa descritiva pautada nos Jargões de Sustentabilidade de Sgarbi et. al (2008), que teve como base o Modelo de Criação de Valor Sustentável de Hart e Milstein (2004), classificar qual o nível de importância no qual o tema é retratado na Instituição de Ensino Superior conforme a percepção dos alunos de Administração de Empresas acerca das disciplinas ofertadas pelos cursos. Notou-se com essa pesquisa que as respostas não tiveram discrepâncias, seguiram a mesma avaliação em sua maioria. Concluiu-se que ainda há desafios na inserção da temática Sustentabilidade no decorrer do curso, tanto em disciplinas específicas quanto na apresentação de conceitos recorrentes nas demais disciplinas.

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