Como a Adoção do Relato Integrado Gera Valor para o Stakeholder Acionista

Bianca Simonetti Fraga Salgado, Felipe Garcia Paulon, Kimberlly Lopes de Almeida, Mariana Antonucci Bianchi, Gustavo Henrique Fernandes

Resumo


Por meio do Relato Integrado, criado em 2013 pelo IIRC, a organização divulga o seu processo de criação de valor de maneira holística, conectando informações financeiras e não financeiras e buscando reduzir a assimetria de informações a seus stakeholders. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo analisar o que vem sendo publicado sobre criação de valor ao stakeholder acionista por meio do Relato Integrado, identificando os valores percebidos por esse stakeholder e reconhecendo de que forma esses valores podem ser medidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de abordagem quantitativa qualitativa. Os resultados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2004). Os estudos foram coletados nas plataformas Ebsco, CAPES, ScienceDirect e Google Scholar, compreendendo os anos 1984 a 2017, resultando em 61 artigos aderentes ao tema, utilizados como amostra para a análise. Os resultados da pesquisa mostraram que o valor criado ao acionista é predominantemente intangível, recebendo destaque a influência da Reputação, Sustentabilidade e Liderança na percepção de valor desse stakeholder. Ademais, foram encontradas evidências de existência de relacionamento duradouro entre a empresa e esse stakeholder, ao passar a atrair mais investidores de longo prazo do que temporários.

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