A importância do planejamento financeiro e a probabilidade de investimento – Um estudo de caso dos estudantes de Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

Matheus da Silva Araujo, Lucas de Assis, Fernando de Almeida Santos

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar a importância do planejamento financeiro dos estudantes de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia de Osasco (FATEC-Osasco) e a probabilidade de aplicação financeira e também grau de comprometimento financeiro atrelado ao endividamento. Este tema foi escolhido no sentido de saber se realizam a administração de suas finanças e o controle da mesma e se há uma influência do planejamento financeiro para o investimento. Para isto foi realizado um método de pesquisa tipo survey no total de 143 estudantes. Os dados foram coletados por meio de um questionário e tabulados pelo Formulário Google. De maneira geral, o trabalho demonstra por meio da pesquisa que a grande maioria do percentual dos pesquisados possuem algum tipo de investimento e são conscientes da importância do planejamento financeiro, tanto como o uso do fluxo de caixa e sua principal função de entrada e saída do período, visualiza com clareza o orçamento pessoal, em situação atual e futura, tendo o conhecimento da importância do fluxo de caixa, com a assertividade de uma tomada de decisão na aplicação financeira de curto, médio ou longo prazo.


Texto completo:

PDF


Indexadores:
 
 
 
 
 
 
 
 

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 
Av. Liberdade, 532 - Liberdade - CEP 01502-001 - São Paulo
©1998-2011 FECAP - Todos os direitos reservados.
ISSN - 2179-5975