A pesquisa aplicada e as organizações

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


Com o crescimento dos mestrados profissionais aumenta-se a atenção da sociedade com relação aos trabalhos chamados de “pesquisa aplicada”. Diferentemente das pesquisas científicas mais tradicionais que partem de uma problematização ou lacuna de cunho teórico, a pesquisa aplicada normalmente possui sua origem em uma dificuldade prática que precisa ser resolvida.
Isso faz com que os mestrados profissionais, pelo menos em teoria, formem mestres que sejam mais eficazes em identificar problemas e utilizando método científico, sejam capazes de propor uma solução para esse problema.
Talvez essa seja essa uma forma de que a academia encontrou para se aproximar da prática fazendo com que a sociedade veja mais valor em seus outputs sejam eles dissertações, pesquisas aplicadas publicadas em congressos ou revistas científicas com essa temática, ou profissionais com essas características tão escassas no mercado de trabalho hoje em dia.
O primeiro artigo desta edição, aborda a evidenciação de riscos ambientais em empresas petrolíferas e mineradoras listadas na B³.
A segunda pesquisa aborda o comportamento do consumidor da terceira idade por meio de um estudo bibliográfico na base Spell.
O terceiro artigo busca calcular o Valor Presente do Fluxo de Caixa Descontado, tanto para o acionista quanto para a empresa e compará-lo com o valor de mercado das empresas de TI que possuem ações na B³ no período de 2009 a 2014.
O próximo artigo, aborda o tema qualidade de vida no trabalho quando tenta entender a relação entre home oficce e na vida o trabalhador.
Ainda dentro do tema “gestão de pessoas”, o quinto artigo busca responder o seguinte questionamento: Qual a relação existente entre o nível de satisfação da geração Y no mercado de trabalho e as suas escolhas profissionais?
O sexto artigo aborda o tema sustentabilidade nas maiores empresas da américa latina discutindo seus princípios, processos e relacionamentos
Espero que tenham uma boa leitura

Texto completo:

PDF


Indexadores: