A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Camila Valverde, Joice Chiareto, Luiz Eduardo Takenouchi Goulart

Resumo


O controle orçamentário e o planejamento financeiro são ferramentas financeiras importantes que servem como base para estruturar e organizar as informações, de forma a trazer benefícios e simplificar análises gerenciais para a tomada de decisões e crescimento da organização. Devido a representatividade das instituições de ensino e da carência de publicações relacionadas a rede de educação básica, o estudo pretende avaliar o lado empresarial destas instituições. Tendo como objetivo, constatar como as instituições de educação básica adotam o uso do controle orçamentário e do planejamento financeiro, como uma ferramenta para o auxílio da gestão na tomada de decisões gerenciais e de estratégias financeiras. Ainda que a quantidade de escolas públicas seja predominante no país, o estudo buscou analisar o ramo de escolas privadas concentradas na cidade de São Paulo. Observou-se que a maioria das escolas respondentes utilizam um sistema de informação voltado as necessidades financeiras, assim como consideram de extrema importância a utilização e desenvolvimento de um controle orçamentário bem estruturado e adequado a realidade da escola. É atribuída importância ao devido acompanhamento para avaliar as necessidades de correção e ações a serem tomadas, para que o planejamento financeiro posa servir de base para tomada de decisões visando um futuro estável e rentável.


Texto completo:

PDF


Indexadores:
 
 
 
 
 
 
 
 

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 
Av. Liberdade, 532 - Liberdade - CEP 01502-001 - São Paulo
©1998-2011 FECAP - Todos os direitos reservados.
ISSN - 2179-5975