A Comunicação Organizacional e a Governança Corporativa na construção de uma Imagem e Reputação de “Marca Cidadã”

Lucas Araújo de Oliveira Cintra, Regina da Silva Ornellas

Resumo


A Comunicação Organizacional, compreendida como elemento de caráter estratégico para a gestão das organizações modernas, representa um importante canal de troca de informações e relacionamento entre o ambiente interno das organizações e o mundo exterior a elas. É a comunicação, via de regra, que viabiliza a construção da cultura organizacional e da identidade corporativa, que pautada por processos, costumes e políticas de uma Governança Corporativa possibilita às organizações a emissão de uma imagem e reputação cidadã. Essa pesquisa teve por objetivo analisar o papel da comunicação organizacional na construção e manutenção de uma imagem e reputação sólida e estrategicamente definida como “cidadã.” Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória através do estudo de caso de uma marca, viabilizada através da análise qualitativa do conteúdo de sua comunicação através de suas hipermídias. Através do material analisado, foi possível averiguar características e práticas tais como de Governança Corporativa, ações de Sustentabilidade, atitudes de Ética e Transparência e a observância aos Direitos Humanos, as quais podem classificar uma empresa/marca como Cidadã e dessa forma, foi possível verificar a Comunicação Organizacional empregada para a construção e manutenção de Imagem e Reputação Organizacional.

 


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