Editorial V.10 N.1

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


A Revista Científica Liceu On-Line publica sua primeira edição de 2020. Nesta edição contamos com 9 pesquisas que contemplam diversos aspectos da administração. A seguir apresenta-se uma breve síntese dos artigos apresentados:
1 – “Custo Tributário de Empresas Listadas na B3: uma análise por meio da demonstração de valor adicionado”. Este estudo teve como objetivo verificar o custo tributário suportado pelas companhias listadas na B3 em relação a riqueza gerada.
2 – “Industry 4.0 and Sustainable Development in the Automotive Sector”. O objetivo central do presente estudo foi verificar qual é o papel da sustentabilidade no desenvolvimento do conceito de Indústria 4.0 no setor automotivo.
3 – “Turismo na Terceira Idade: Estudo Sobre a Segmentação de Mercado”. A pesquisa propõe analisar o perfil do consumidor idoso no turismo brasileiro, visto a transformação da terceira idade na sociedade.
4 – “Um Estudo Bibliométrico Sobre a Evolução da Pesquisa Sobre Direitos de Propriedade e sua Relação com as Instituições”. Este artigo busca compreender a relação entre mudanças institucionais e os direitos de propriedade, segundo a nova economia institucional.
5 – “Nível da Divulgação dos Ativos Identificáveis Reconhecidos em uma Combinação de Negócios”. Este estudo analisou o nível das informações divulgadas a respeito dos ativos intangíveis identificáveis em todas as combinações de negócios realizadas em 2017.
6 – “A Pesquisa Qualitativa Contábil no Brasil: Cenário de Desafios e Oportunidades frente ao Predomínio Positivista”. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou refletir sobre a produção científica qualitativa em Contabilidade no Brasil
7 – “O papel dos vendedores no varejo no contexto omnichannel – Um estudo de caso em uma loja de sapatos”. Esta pesquisa pretende compreender em que tais tecnologias modificam o desempenho do vendedor.
8 – “Contabilização e Tratamento Fiscal de Descontos Condicionais na Aquisição de Mercadorias”. Este trabalho buscou esclarecer qual o tratamento contábil e fiscal a ser dado aos descontos condicionais, identificando eventual risco fiscal envolvido.
9 – “SPED: Evolução da fiscalização e perspectiva do contabilista”. Esta pesquisa explora a relação entre os contadores e as ações de governo eletrônico implementadas pelo governo brasileiro.
Boa leitura.
Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni
E-mail: [email protected]

Texto completo:

PDF


Indexadores: