O Currículo Lattes

Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo


O currículo Lattes é uma plataforma virtual criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, que busca consolidar a trajetória profissional de professores e pesquisadores. Trata-se de uma grande base de dados que consolida tanto dados demográficos quanto dados profissionais dos professores e pesquisadores registrados. É uma ferramenta muito conhecida e usada pelos professores e pesquisadores e alinhadas com outras plataformas mundiais como por exemplo o ORCID. 

Além dos dados pessoais como o endereço por exemplo, é possível identificar diversos aspectos da vida profissional da pessoa que preencheu como: a) histórico das formações; b) formações complementares; c) prêmios e reconhecimentos de méritos acadêmicos; d) histórico profissional; e) histórico como gestor de instituições; f) histórico como docente; g) grupos de pesquisa que o profissional está envolvido; h) atividades relacionadas com revistas científicas como avaliador ou editor; i) publicações de livros, artigos em congressos e artigos em revistas científicas; j) participações em revistas e jornais de grande circulação; k) participação em congressos e eventos científicos; l) produções técnicas diversas como patentes, softwares, pareceres etc.; m) atividades de extensão para a comunidade; n) orientações de trabalhos de iniciação científica, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado); o) participações em bancas de trabalho de conclusão de curso, mestrado e doutorado, entre diversas outros aspectos que podem e devem ser registrados em um currículo lattes de um professor.

         A plataforma é utilizada por exemplo no momento da contratação de professores e pesquisadores. Uma avaliação tanto quantitativa quanto qualitativa do conteúdo do Currículo Lattes é normalmente um dos primeiros passos na contratação de professores em instituições de ensino particulares e é uma etapa rigorosa no processo seletivo por meio de editais em universidades públicas. Nesses processos públicos, com frequência, é exigido comprovações do que foi lançado no currículo por meio de documentos e certificados.

Alunos com interesse em pesquisa, normalmente identificam o professor que irão abordar olhando seus Currículos Lattes. É o currículo que mostra o que o professor tem pesquisado nos últimos anos e seus prováveis interesses.

Pesquisadores mais experientes também usam a plataforma para identificar possíveis parceiros e assim formarem redes de pesquisa. Essa rede, normalmente, permite que a pesquisa elaborada em colaboração com outros pesquisadores seja mais profunda e exitosa.

Além disso a plataforma oferece uma rica fonte de informação sobre a pesquisa, os pesquisadores e os programas de mestrado e doutorado do Brasil.

Não é raro identificar erros no preenchimento do currículo. Esses erros acontecem de forma não intencionais e em alguns casos de forma intencional. Alguns casos foram inclusive noticiados pela mídia no ano de 2020. É de grande importância que o profissional que utilize a plataforma, a preencha com muita atenção e mantenha um arquivo físico ou eletrônico com os documentos necessários para confirmar as informações preenchidas.


Texto completo:

PDF


Indexadores: