A INFLUÊNCIA DE SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO DE PRODUTOS EM PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: INSIGHTS SOBRE O CONSUMIDOR BRASILEIRO

Adriana Alves Benjamin, Giovanna Magalhães Faber dos Santos, Rebeca Leite Ferreira Rodrigues, Roberto Flores Falcão, Rodolfo Rodrigues Rocha

Resumo


O avanço tecnológico possibilitou o aumento exponencial do fluxo de informações e a expansão dos canais pelos quais as empresas se comunicam com os clientes. Como consequência, as empresas enxergaram oportunidades para entregar maior facilidade para os consumidores que, atualmente, podem realizar as suas compras também pelos sites de comércio eletrônico. Para otimizar a experiência dos consumidores nesse canal, algumas empresas implementaram recursos de inteligência artificial para captar ainda mais a atenção dos usuários. Este trabalho pretende contribuir para o entendimento das ferramentas de inteligência artificial utilizada pelos sites de comércio online e a influência delas sobre a decisão de compra dos consumidores. Assim, o objetivo da presente pesquisa é identificar como as ferramentas de inteligência artificial influenciam a decisão de compra do consumidor em plataformas de comércio eletrônico. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pelo uso de questionário online, que foi respondido por 313 compradores de varejistas online. Os dados foram analisados quantitativamente com uso de estatística descritiva. Após as análises, concluiu-se que as ferramentas de inteligência artificial são percebidas pelos consumidores e se encaixam no perfil de compras. Porém, elas não têm grande influência na decisão de compra. Além disso, as assistentes virtuais se destacam em relação à eficiência, mas a linguagem natural ainda precisa ser aperfeiçoada pois é amplamente percebida.

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