UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING POR OPERADORAS DE TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO PARA ATRAIR O PÚBLICO IDOSO.

Ana Luiza Reis Raimundo, Debora Pereira Silva, Flávia Bonalume Campello, Karina Vilas Boas, Rafaell Rabelo Silva

Resumo


Este estudo explora os conceitos da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) que têm sido abordados no meio acadêmico por sua complexidade e importância para os negócios nas mais diversas áreas, uma vez que é essencial a transmissão de uma mensagem coesa e consistente ao cliente. Para aprofundar o conhecimento nas ferramentas de comunicação, foi escolhida a sua aplicação no setor de turismo, por ser um setor representativo da economia brasileira. Em paralelo, o envelhecimento da população é mais um fenômeno que tem se destacado, visto que diversas pesquisas indicam que há uma tendência no aumento dos idosos nas populações mundiais. Esses dois fatores unidos, levaram a realização desse estudo que busca compreender quais ferramentas de comunicação as operadoras de turismo utilizam para atrair o público idoso. O trabalho foi desenvolvido por meio de quatro estudos de caso com empresas do setor de turismo. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria das empresas não desenvolve ações voltadas diretamente para a terceira idade por não apresentarem uma segmentação de mercado definida. Contudo, verificou-se que as empresas que se comunicam especificamente com o público idoso utilizam o marketing digital e os eventos como suas principais ferramentas por apresentarem melhores resultados em relação à captação deste público. Sugere-se que sejam desenvolvidos futuramente estudos quantitativos com aprofundamento específico em amostras probabilísticas em busca de aprimorar e complementar as conclusões encontradas neste trabalho.

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