UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING POR OPERADORAS DE TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO PARA ATRAIR O PÚBLICO IDOSO.

Autores

  • Ana Luiza Reis Raimundo Centro Universitário FECAP
  • Debora Pereira Silva Centro Universitário FECAP
  • Flávia Bonalume Campello Centro Universitário FECAP
  • Karina Vilas Boas Centro Universitário FECAP
  • Rafaell Rabelo Silva

Resumo

Este estudo explora os conceitos da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) que têm sido abordados no meio acadêmico por sua complexidade e importância para os negócios nas mais diversas áreas, uma vez que é essencial a transmissão de uma mensagem coesa e consistente ao cliente. Para aprofundar o conhecimento nas ferramentas de comunicação, foi escolhida a sua aplicação no setor de turismo, por ser um setor representativo da economia brasileira. Em paralelo, o envelhecimento da população é mais um fenômeno que tem se destacado, visto que diversas pesquisas indicam que há uma tendência no aumento dos idosos nas populações mundiais. Esses dois fatores unidos, levaram a realização desse estudo que busca compreender quais ferramentas de comunicação as operadoras de turismo utilizam para atrair o público idoso. O trabalho foi desenvolvido por meio de quatro estudos de caso com empresas do setor de turismo. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria das empresas não desenvolve ações voltadas diretamente para a terceira idade por não apresentarem uma segmentação de mercado definida. Contudo, verificou-se que as empresas que se comunicam especificamente com o público idoso utilizam o marketing digital e os eventos como suas principais ferramentas por apresentarem melhores resultados em relação à captação deste público. Sugere-se que sejam desenvolvidos futuramente estudos quantitativos com aprofundamento específico em amostras probabilísticas em busca de aprimorar e complementar as conclusões encontradas neste trabalho.

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Publicado

2013-12-23

Edição

Seção

Artigos