COMPETÊNCIAS DO CONTADOR GERENCIAL: UMA ANÁLISE MERCADOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DO INSTITUTE OF MANAGEMENT ACCOUNTANTS (IMA)

Alícia Rita Andrade Tostes, Ewerton Alex Avelar, Ciro Gustavo Bragança

Resumo


O estudo apresentado neste artigo visou analisar as competências do contador gerencial estipuladas pelo Institute Of Management Accountants (IMA) que têm sido demandas pelo mercado brasileiro. A pesquisa, que pode ser classificada como documental, descritiva e quantitativa, empregou dados de empresas que se utilizam do site de recrutamento e seleção Catho. As vagas das empresas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Neste caso, foram empregados como categorias aquelas citadas pelo IMA como domínios e competências. Constatou-se, a partir da amostra de vagas coletadas, que as características predominantes para o mercado de trabalho, quando se trata do o exercício da contabilidade gerencial, estão relacionadas essencialmente às competências de “Gestão e Análise de dados” Em números absolutos, dentre os domínios, o mais citado foi o de “Relatório e Controles”. Por outro lado, o domínio “Planejamento estratégico e Desempenho” foi o menos citado. Observou-se que apenas 33% dos anúncios da amostra exigiam graduação específica em Contabilidade, sendo que um número ainda menor exigia registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).  Em relação aos requisitos, o inglês foi o idioma mais solicitado e o Pacote Office foi demandado em aproximadamente 50% das vagas (sendo o Microsoft Excel, o principal). Dentre os benefícios citados, destacam-se a assistência saúde, o vale transporte e o vale refeição em detrimento da PLR. Por fim, o salário médio apurado foi de R$7.727,27.


Texto completo:

PDF

Referências


Appolinário, Fabio. (2011). Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Atkinson, A. A., Banker, R. D., Kaplan, R. S., Young S. M. (2011). Contabilidade Gerencial (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Bardin, L. (2002). Análise de Conteúdo – primeira parte, história e teoria. Lisboa: Edições.

Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. (2020). Recuperado em 29 agosto, 2020, de https://www.crcmg.org.br/conteudo/ver/id/17/historia-da-contabilidade.

Gil, A. C. (2006). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.) São Paulo: Atlas.

Institute of Management Accountants. (2020). Recuperado em 29 agosto, 2020, de https://www.imanet.org/.

Iudícibus, Sérgio de. (1998). Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas.

Lavarda, C. E. F., Filho, L. P., Michels, A. (2017). Ensino de Contabilidade Gerencial: o “gap” entre a formação e prática ainda persiste? Revista de Contabilidade da UFBA, 11(1), 38-55.

Hansen, D.; Mowen, M. (2001). Gestão de custos: contabilidade e controle. Pioneira: São Paulo.

Horngren, C. T., Sunden, G. L., Stratton, W. O. (2004). Contabilidade gerencial. Prentice Hall: São Paulo.

Martins, E. (2018). Contabilidade de Custos (11a ed.). São Paulo: Atlas.

Padoveze, C. L. (2012). Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE.

Richardson, R. J. (2007). Pesquisa social: métodos e técnicas (3 ed.). São Paulo: Atlas.

Souza, A. A., Avelar, E. A., Boina, T. M., Rodrigues, L. T. (2008). Ensino da contabilidade gerencial: estudo dos cursos de ciências contábeis das melhores universidades brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade, 1(10), 69-90.




Indexadores: