COMPETÊNCIAS DO CONTADOR GERENCIAL: UMA ANÁLISE MERCADOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DO INSTITUTE OF MANAGEMENT ACCOUNTANTS (IMA)

Autores

  • Alícia Rita Andrade Tostes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ewerton Alex Avelar Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ciro Gustavo Bragança Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O estudo apresentado neste artigo visou analisar as competências do contador gerencial estipuladas pelo Institute Of Management Accountants (IMA) que têm sido demandas pelo mercado brasileiro. A pesquisa, que pode ser classificada como documental, descritiva e quantitativa, empregou dados de empresas que se utilizam do site de recrutamento e seleção Catho. As vagas das empresas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Neste caso, foram empregados como categorias aquelas citadas pelo IMA como domínios e competências. Constatou-se, a partir da amostra de vagas coletadas, que as características predominantes para o mercado de trabalho, quando se trata do o exercício da contabilidade gerencial, estão relacionadas essencialmente às competências de “Gestão e Análise de dados” Em números absolutos, dentre os domínios, o mais citado foi o de “Relatório e Controles”. Por outro lado, o domínio “Planejamento estratégico e Desempenho” foi o menos citado. Observou-se que apenas 33% dos anúncios da amostra exigiam graduação específica em Contabilidade, sendo que um número ainda menor exigia registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).  Em relação aos requisitos, o inglês foi o idioma mais solicitado e o Pacote Office foi demandado em aproximadamente 50% das vagas (sendo o Microsoft Excel, o principal). Dentre os benefícios citados, destacam-se a assistência saúde, o vale transporte e o vale refeição em detrimento da PLR. Por fim, o salário médio apurado foi de R$7.727,27.

Biografia do Autor

  • Alícia Rita Andrade Tostes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Graduada em Ciências Contábeis pela UFMG
  • Ewerton Alex Avelar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Doutor em Administração pela UFMG. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG. 
  • Ciro Gustavo Bragança, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Mestre em Ciências Contábeis (Linha de Pesquisa: Controle Gerencial) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Ciências Contábeis e em Matemática. 

Referências

Appolinário, Fabio. (2011). Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Atkinson, A. A., Banker, R. D., Kaplan, R. S., Young S. M. (2011). Contabilidade Gerencial (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Bardin, L. (2002). Análise de Conteúdo – primeira parte, história e teoria. Lisboa: Edições.

Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. (2020). Recuperado em 29 agosto, 2020, de https://www.crcmg.org.br/conteudo/ver/id/17/historia-da-contabilidade.

Gil, A. C. (2006). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.) São Paulo: Atlas.

Institute of Management Accountants. (2020). Recuperado em 29 agosto, 2020, de https://www.imanet.org/.

Iudícibus, Sérgio de. (1998). Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas.

Lavarda, C. E. F., Filho, L. P., Michels, A. (2017). Ensino de Contabilidade Gerencial: o “gap” entre a formação e prática ainda persiste? Revista de Contabilidade da UFBA, 11(1), 38-55.

Hansen, D.; Mowen, M. (2001). Gestão de custos: contabilidade e controle. Pioneira: São Paulo.

Horngren, C. T., Sunden, G. L., Stratton, W. O. (2004). Contabilidade gerencial. Prentice Hall: São Paulo.

Martins, E. (2018). Contabilidade de Custos (11a ed.). São Paulo: Atlas.

Padoveze, C. L. (2012). Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE.

Richardson, R. J. (2007). Pesquisa social: métodos e técnicas (3 ed.). São Paulo: Atlas.

Souza, A. A., Avelar, E. A., Boina, T. M., Rodrigues, L. T. (2008). Ensino da contabilidade gerencial: estudo dos cursos de ciências contábeis das melhores universidades brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade, 1(10), 69-90.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Edição

Seção

Artigos