FATORES LIMITANTES, POTENCIALIDADES E CICLO DE VIDA DE PEQUENOS NEGÓCIOS: A PROPOSTA DE UM MODELO TEÓRICO EMPÍRICO

Autores

  • Roberto Marinho Figueiroa Zica Sebrae Minas Gerais
  • Henrique Cordeiro Martins Universidade FUMEC

Resumo

O universo dos pequenos negócios possui grande representatividade, respondendo com a maior parte das empresas formalmente constituídas, bem como pela geração de riqueza e a criação de inúmeros empregos. Muitas ações têm sido empreendidas para o desenvolvimento e o fortalecimento destas empresas em diversas áreas de atuação e setores econômicos. Todavia, ainda existem inúmeros negócios que acabam encerrando suas atividades, por vários fatores, ocasionando perdas financeiras e custo social. O presente trabalho tem como objetivo sistematizar informações sobre quais são estes fatores limitantes de sobrevivência destas organizações. Foi utilizado o método comparativo entre a literatura identificada e pesquisas selecionadas, destacando pontos convergentes para a elaboração de um quadro síntese, um quadro sinótico e a proposição de um modelo teórico empírico. Pode-se concluir que o trabalho oferece contribuição à ciência, na medida em que viabiliza a sistematização das informações existentes e a possibilidade de convergência entre as temáticas e grupos avaliados.

Palavras-chave: Pequenos negócios; Fracasso empresarial; Fatores limitantes; Crise.

Biografia do Autor

  • Roberto Marinho Figueiroa Zica, Sebrae Minas Gerais

    Doutor em Administração pela Universidade FUMEC, Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos, MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC, Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC. Cursos de aperfeiçoamento em gestão de pessoas e gestão de negócios realizados no Brasil (FDC, FIA/USP, Amana Key, UniAbrapp, IBGC, StartSe), França (Insead/FDC) e Portugal (ISEG/ULisboa) complementam minha formação. Ao longo de minha carreira atuei em posições técnicas e de gestão, em organizações de grande porte e com presença nacional e estadual. Possuo experiência de mais de 20 anos com gestão de programas e projetos complexos, liderando equipes multidisciplinares. Transitei em diversas áreas corporativas, tais como controladoria, finanças, desenvolvimento setorial e territorial, pesquisas aplicadas e gestão de pessoas, ampliando a forma como compreendo as organizações. Atuei no Sebrae Minas de 1999 a 2005, me transferindo para o Sebrae Nacional entre 2005 e 2011. De 2011 a 2013 ocupei a posição de diretor de Pesquisas Aplicadas na Fundação João Pinheiro. Em 2013 retornei ao Sebrae Minas para assumir a gerência de Gestão de Pessoas e seus macroprocessos e gerenciar um time de especialistas e generalistas, me reportando diretamente ao CEO. Mantenho atuação em diversos grupos de trabalho e comitês e líder de temas, avaliador e parecerista de eventos e revistas acadêmicas. Atualmente sou Conselheiro Fiscal da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) 2022/2026 e Conselheiro e Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Sebrae Previdência - 2023/2026. Certificado pelo ICSS.

    [email protected]

  • Henrique Cordeiro Martins, Universidade FUMEC
    • Doutor em Administração pela UFMG, com estágio sanduíche na Birmingham School, Inglaterra. 
    • Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. MBA Executivo em Finanças e Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais-IBMEC. 
    • Bacharel em Administração de Empresas e em Ciências pelos Centros Universitários Newton Paiva e Izabela Hendrix. 

    Experiências:

    Possui dezenove anos de experiência profissional nos setores: 

    Financeiro e de Telecomunicações 

    • Telemig/Telemar, de 1997 a 2001, como Consultor de Avaliação de Desempenho Empresarial, no Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Empresarial, pertencente à Vice-Presidência de Operações Organizacionais; 
    • Unidade de Negócios Clientes Corporativos, como Analista Sênior de Marketing e Planejamento de Vendas. 

    Sistema Financeiro Nacional 

    • Sistema Financeiro Nacional, no Banco do Estado de Minas Gerais de 1983 a 1997, como Chefe de Serviço, Gerente de Negócios de Agência, Analista Técnico Operacional, Consultor Interno de Otimização de Custos, Analista de Crédito, e Analista Econômico-Financeiro Sênior. 

    Área acadêmica

    • Atua como professor de cursos superiores, pós-graduação em administração desde 1997. Lecionou no Centro Universitário Izabela Hendrix, Fundação João Pinheiro e Universidade Federal de Minas Gerais. Foi orientador de executivos na elaboração do projeto de final de curso do MBA da Fundação Dom Cabral. Foi professor e coordenador do mestrado profissional em Administração da FEAD Minas.
    • No UNI-BH atuou de 2001 a 2009, tendo sido professor pesquisador de tempo integral, coordenador do curso de Administração, Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas Políticas e Gerenciais, Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão de Marketing e Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios. 
    • Foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Cultural de Belo Horizonte, mantenedora do UNI-BH de 2006 a 2012. Atualmente é professor titular do programa de doutorado e mestrado acadêmico em Administração e de Sistema de Informações e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. 
    • É avaliador ad hoc do MEC/INEP na avaliação de cursos. Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Governança Corporativa, Empresas Familiares, Estratégia, Organizações e Serviços. Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

    Interesses de pesquisa: 

    • Governança Corporativa;
    • Estratégia; 
    • Organizações e Serviços.

    Linha de pesquisa: Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

    E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Artigos