Aprendizagem Ativa: Relato de Experiência de Produção de Vídeos por Alunos de Marketing
Abstract
Atualmente, o volume e a diversidade de recursos tecnológicos disponíveis para uso em sala de aula são enormes. Entretanto ainda são mal utilizados ou ignorados por muitos educadores. Tais tecnologias, não apenas podem implicar em maior participação dos alunos em sala de aula, como também facilitam o trabalho do docente em sua interação com a classe. Além disso, é crescente o número de autores que defendem a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, cabe ao docente repensar seu papel e suas estratégias em sala de aula, empregando novas metodologias que permitam que cada aluno seja ator da construção de seu aprendizado. Reforça-se esta questão a partir do surgimento de novas tecnologias da informação e comunicação que podem ser utilizadas em sala de aula. Deve-se, contudo, respeitar os diversos estilos de aprendizagem que podem existir na sala de aula. O presente artigo é o relato de uma experiência utilizando a criação e produção de vídeos pelos alunos de graduação em administração. A proposição criativa de utilização de recursos não tradicionais de ensino é uma iniciativa que pode ser mais encorajada, principalmente junto a jovens que possuem dificuldade de se dedicar a tarefas de introspecção e concentração, e que utilizam a tecnologia naturalmente em suas rotinas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores. Permite-se a reprodução desde que citada a fonte e o autor.