Os desafios para a utilização plena do Business Intelligence: um estudo no setor de consumo cíclico
Abstract
O presente artigo tem como objetivo verificar os principais desafios para a implementação e funcionamento pleno da tecnologia de Business Intelligence (BI) sob a ótica da Teoria Institucional. Este trabalho realiza um estudo de caso, por meio de questionário e observação participante, em uma empresa que passou recentemente pela implementação do BI. A organização é uma empresa de grande porte, companhia aberta, do segmento de Consumo Cíclico, subsegmento Tecidos, Vestuário e Calçados. Os resultados indicam uma aderência ao isomorfismo coercitivo como motivação para implantação da ferramenta, com a utilização de ferramentas mais comerciais, segundo a escala de transformação digital de Subramanyan (2022). Ainda, é possível inferir, por um lado, um ganho de eficiência e produtividade no sentido de menor aderência a erros e maior assertividade na tomada de decisões. Por outro lado, fatores como resistência dos colaboradores, falta de visão estratégica, má qualidade dos dados ou, até mesmo, a escolha equivocada da ferramenta, se constituem em desafios para a utilização plena do BI na empresa.
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