Inclusão da Chave como Estratégia na Gestão de Pessoas

Authors

  • Isabel Macarenco Centro Universitário FECAP
  • Maria de Lurdes Zamora Damião Centro Universitário FECAP

Abstract

Pessoas e organizações interferem no processo de construção e gestão de competências, em uma relação de permuta, que se sustenta na medida em que as empresas buscam o desenvolvimento de seus talentos, com o intuito de mantê-los na organização. Espera-se das pessoas vontade de agir e colocar em prática seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Conciliar os processos emocionais e racionais leva à compreensão de que é preciso saber equilibrar e harmonizar as Competências Técnicas e Comportamentais, presentes no CHA, com as Competências Abstratas da Vontade e Expressão, presentes na CHAVE. Para a inovação do comportamento humano, é preciso aprender o caminho do desenvolvimento. Para a aquisição de habilidades, os elementos precisam ser vistos como disciplinas. Praticar uma disciplina é ser um eterno aprendiz, entendendo-se que, se as pessoas não tiverem capacidade de aprender, a organização não a terá.

Palavras-chave: Competências. Habilidades. Atitudes. Vontade. Entrega.

 

ABSTRACT

People and organizations interfere in the process of construction and management of abilities, in a relation of exchange, that is supported as long as the companies search for the development their talents, with intention to keep them in the organization. Expect from people the will of act and of practice their knowledge, abilities and attitudes. To conciliate the emotional and rational processes leads to understand the necessity of balance and harmonize the Technical Skills and Behaviorness, presents in the CHA, with the Abstract Skills of the Will and Expression, presents in the CHAVE. For the innovation of the human behavior it is necessary to learn the way of the development, for the acquisition of abilities and the elements need to be seen as disciplines. To practice one discipline is to be a perpetual apprentice and understand that if the people do not have the capacity to learn, the organization will not have it.

Key words: Skill. Abilities. Attitudes. Will. Delivery.

Author Biographies

  • Isabel Macarenco, Centro Universitário FECAP
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP e Professora do Centro Universitário FECAP.
  • Maria de Lurdes Zamora Damião, Centro Universitário FECAP
    Mestranda em Administração na Universidade Metodista de São Paulo – UNIMESP e Professora da Faculdade Editora Nacional – FAENAC.

Issue

Section

Artigos