Os Olhos do Mundo: a força da imagem no jornalismo do século XXI
Abstract
Este artigo trata da influência da imagem, principalmente daquelas veiculadas em jornais e revistas, na formação da opinião pública. Visando o aumento no uso de imagens, ressalta-se a necessidade do estudante de comunicação ter consciência da pluralidade de leituras fornecida pela imagem fotográfica e também do seu poder para arquivar na memória do receptor referências que dificilmente serão mudadas.Afotografia precisa ser entendida e vista através de um olhar crítico, não só para se compreender e denunciar possíveis manipulações, mas, principalmente, para que possamos exigir um comprometimento ético e profissional rigoroso por parte dos fotojornalistas e das empresas de comunicação. Afinal, Saber interpretar uma fotografia é antes de tudo aprimorar o conhecimento humano.
Palavras-chave: Comunicação. Estética. Fotografia. Fotojornalismo. História. Imagem. Jornalismo.
ABSTRACT
The paper deals with influence of image, mainly those edited in newspapers and magazines to promote public opinion. Focusing the increase of image use, the study emphasizes the need all pupils who study communication should have in order to be aware of the plurality of meaning provided by the photographed image and also the power to file references in the receiver´s memory which will be hardly changed. The photograph needs to be understood and seen through a critical look, not only to comprehend and denounce the manipulations but mainly in order that we may request an ethical commitment and a professional strictness from the photojournalists and the communication enterprises. After all, to know how to interpret a photograph is most of all to improve human knowledge.
Key words: Communication. Photography. Journalism. History. Image. Esthetics.
Downloads
Issue
Section
License
Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores. Permite-se a reprodução desde que citada a fonte e o autor.