PROJETO CATANDO HISTÓRIAS – INTEGRANDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA COM A HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Resumen
O projeto Catando histórias foi um projeto educacional extracurricular que visou articular o conhecimento sobre gestão sustentável de resíduos da cidade com o conteúdo presente na matriz curricular de nível médio, sobretudo conteúdos ligados as disciplinas de Sociologia, Biologia, Química, História e Educação Artística. A gestão dos resíduos em uma cidade de forma sustentável é um desafio enorme. Em uma cidade como São Paulo, tais desafios crescem e exigem esforços de múltiplos atores. Um deles está na em posição social desfavorecida: os catadores. Samson (2020) coloca que os catadores são alijados das políticas públicas, em diversas cidades mundiais e brasileiras. Obter o real envolvimento do aluno, com atenção e interesse, é cada vez mais complexo. Kolb (1984, 1986) defende que o aprendizado vivencial ativo por meio de um ciclo de atividades educativas que percorram a abstração conceitual, experimentação ativa, a experiência concreta e observação reflexiva. Nesse projeto, os alunos foram voluntários e se inscreveram junto aos professores para realizar as atividades. O caso da Coopercaps e do app Cataki foram apresentados. Visitas ao centro da cidade e ao Museu Farol Santander foram permeadas com debates em sala de aula. Os 90 participantes puderam ter acesso ao vasto quadro da gestão de resíduos municipal, completando seu entendimento por meio de diferentes estímulos e atividades práticas e imersivas. O centro de São Paulo, com tantos atrativos históricos, também está envolto em questões sociais e na gestão de resíduos sólidos urbanos. Concretizar a discussão da sustentabilidade, aliando o debate com a arte, mas discutindo temas sociais e tecnológicos envolvendo uma classe estigmatizada como os catadores, foi uma contribuição do projeto.
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