NEGLIGÊNCIA POR OMISSÃO: O QUE OS ESQUECIDINHOS NOS ENSINARAM? UMA ODISSEIA PELOS AVANÇOS CIENTÍFICOS E PESQUISAS RECENTES POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

  • Maria do Carmo Assis Todorov Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) https://orcid.org/0000-0002-1994-8446
  • Evandro Luiz Lopes Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Resumen

A negligência da omissão é um fenômeno que envolve a falta de sensibilidade às informações ausentes em um estímulo de comunicação, como propagandas, argumentos de vendas e catálogos. A literatura indica que especialistas reconhecem a omissão de informação e não-especialistas a negligenciam, mostrando como o conhecimento prévio influencia a tomada de decisão. A falta de consciência em relação à ausência de informações pode levar os consumidores a fazer julgamentos excessivamente favoráveis e a tomar decisões de compra precipitadas com base em informações limitadas. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os avanços e as pesquisas recentes acerca da negligência da omissão a partir de 2015, comparando-os com os resultados de estudos anteriores. Os resultados contribuíram para ampliar o conhecimento sobre o fenômeno e identificar fatores relevantes que influenciam a sensibilidade dos consumidores à falta de informações. O número de pesquisas sobre a negligência da omissão tem aumentado ao longo do tempo. Isso indica um crescimento no interesse acadêmico pelo tema nos últimos anos.

Biografía del autor/a

  • Maria do Carmo Assis Todorov, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
    Doutoranda em Administração-Marketing, na ESPM; Mestre em Administração-Gestão de Projetos, pela Universidade Nove de Julho-Uninove. Pós-Graduada do MBA de Gestão Escolar (ESALQ/USP); Formação de Docentes para Ensino Superior (Uninove) e Informática em Educação (UFLA). Bacharel em Administração (Faculdade de Economia São Luís). Tecnóloga em Secretariado (Uninter). Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Gestão e Análise (ReGeA). Orientadora do MBA em Gestão de Projetos da Esalq/USP e Professora da FMU em Administração e Secretariado, nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Liderança, Gestão Secretarial, Gestão de Marcas e Produtos, Planejamento e Gestão Estratégica, Cerimonial, Protocolo e Etiqueta, Projeto Aplicado a Negócios.
  • Evandro Luiz Lopes, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-doutor em Administração (Marketing) pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Entre 2012 e 2019 foi Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing (ReMark) / Brazilian Journal of Marketing (BJM). Atualmente é Professor Titular na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing atuando no PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, ministrando as disciplinas de Métodos Quantitativos e Desenho e Análise de Experimentos. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq), além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.

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Publicado

2024-01-19

Número

Sección

Artigos