IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DAS CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS DE PASSEIO
Resumen
O estudo identificou 6 fatores críticos de sucesso (FCS) para concessionárias de automóveis, como capacitação dos funcionários, clima organizacional, capacidades absortivas, satisfação dos clientes, eficiência operacional e vendas. Além disso, foram identificados 7 fatores fundamentais de competitividade (FFC), como transparência processual, gestão de estoque, gestão de custos, gestão de caixa, margem de venda, aumento de portfólio e compatibilidade estratégica. A relação entre concessionárias e montadoras foi destacada, mostrando a pressão tácita e informal exercida pelas montadoras sobre os concessionários, limitando sua autonomia. A pesquisa também revelou a importância do relacionamento com a montadora e a necessidade de evolução das revendas. A análise dos FCS e FFC permitiu identificar as principais áreas da administração associadas a esses fatores, como administração geral, administração de marketing e administração de recursos humanos. O estudo também levantou as expectativas dos concessionários sobre o futuro desse negócio para cinco anos, com o objetivo de confrontar com os FCS identificados. Sete das quinze proposições levantadas atingiram consenso, com destaque para novos produtos a serem ofertados, procedimentos administrativos com impacto na eficiência e controles e recepção de novas tecnologias. Para obtenção desses resultados foi utilizado o método Delphi com profissionais do ramo de concessionárias. O estudo concluiu que há espaço para ajustar a visão sobre os fatores de sucesso para a organização e o planejamento estratégico de longo prazo, visando a construção de um futuro promissor.
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