Análise da Evidenciação Socioambiental da Vale S.A. Antes, Durante e Após o Rompimento das Barragens de Mariana e Brumadinho à Luz da Teoria da Legitimidade

Autores/as

  • Arthur Dornelas Alencar UFMG
  • Samuel de Oliveira Durso UFMG
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha UFMG

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar, à luz da Teoria da Legitimidade, os efeitos dos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho nas estratégias de divulgação de informações de sustentabilidade adotadas pela Vale S.A. A pesquisa analisou, por meio da técnica de análise de conteúdo, nove relatórios de sustentabilidade publicados pela mineradora no período de 2013 a 2021, totalizando 1.314 páginas, com uma média de 146 páginas por relatório. Os resultados da pesquisa indicam que a empresa alterou suas estratégias de divulgação no relatório de sustentabilidade em resposta aos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. A Vale S.A. aumentou a evidenciação socioambiental tanto nos anos em que ocorreram os rompimentos quanto nos anos subsequentes, indicando uma tentativa de recuperar a legitimidade perdida, especialmente no rompimento de Brumadinho. A pesquisa contribui para a compreensão das estratégias de divulgação adotadas por empresas responsáveis por danos sociais e ambientais.

Biografía del autor/a

  • Arthur Dornelas Alencar, UFMG

    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Samuel de Oliveira Durso, UFMG

    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor e pesquisado na UFMG. 

  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, UFMG

    Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2024-12-24

Número

Sección

Artigos