Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) como projeto de extensão: um estudo sobre as habilidades e Competências adquiridas conforme a percepção de discentes

Autores/as

  • Vilma Aparecida Frois Lima Alves Faculdades Metropolitanas Unidas Centro Educacional Ltda ou FMU FIAM FAAM
  • Laura de Araújo dos Santos Faculdades Metropolitanas Unidas Centro Educacional Ltda ou FMU FIAM FAAM
  • Rebeca Bispo do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas Centro Educacional Ltda ou FMU FIAM FAAM

Resumen

As Instituições de Ensino Superior (IES) preocupam-se cada vez mais quanto a formação de seus estudantes, buscando implementar um tripé educacional sendo o estudo, pesquisa e extensão, a fim de desenvolver seus alunos em âmbito acadêmico e profissional. Neste sentido, projetos de extensão têm sido valorizados para o sucesso deste objetivo. Para este intuito, o Núcleo de Apoio Contábil-Fiscal (NAF), pode ter um papel relevante, uma vez que estimula habilidades nos discentes participantes do projeto. Assim, este estudo buscou levantar quais as habilidades e competências podem ser adquiridas por meio do projeto de extensão NAF conforme a percepção de discentes de uma universidade do município de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, já a coleta de dados se deu por meio de um formulário contendo questões fechadas e abertas. O estudo teve acesso a 67 formulários de 5 semestres desde 2021.1 até 2023.1, preenchidos por discentes participantes do NAF. Os dados demonstraram que estudantes do 1º ao 8º semestre participam do projeto, não havendo impedimento para início de seu desenvolvimento profissional. As respostas dos respondentes revelaram que as habilidades mais desenvolvidas foram analisar e resolver problemas, comunicar-se oralmente e por escrito, aprender a autodesenvolver-se, atingir objetivos e adaptar-se a mudanças. Tais aptidões foram possíveis devido a estes alunos(as) serem submetidos a uma variedade de situações que foram desde diferenças entre atividades e pessoas, bem como a utilização de recursos tecnológicos para desempenho das tarefas. Aptidões excepcionalmente de âmbito pessoal como timidez e gagueira também foram desenvolvidos conforme discentes respondentes. Logo, esta pesquisa entende que tais atividades por meio do projeto de extensão promovem cidadania e permitem desenvolvimento, em diferentes perspectivas, primando pela qualidade profissional, acadêmica e pessoal, tendo em vista que de acordo com os próprios discentes o projeto ajuda a criar uma identidade.

 

Palavras-chave:  Núcleo de Apoio Contábil-Fiscal (NAF); Responsabilidade Social; Projeto de Extensão.

Biografía del autor/a

  • Laura de Araújo dos Santos, Faculdades Metropolitanas Unidas Centro Educacional Ltda ou FMU FIAM FAAM

    Estudante do curso de Ciências Contábeis e integrante da equipe NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal)

  • Rebeca Bispo do Nascimento, Faculdades Metropolitanas Unidas Centro Educacional Ltda ou FMU FIAM FAAM

    Estudante do curso de Ciências Contábeis e integrante da equipe NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal)

Publicado

2025-12-16

Número

Sección

Artigos