ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
Resumen
O estudo analisa as estratégias de comunicação digital das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras no Facebook, identificando fatores que influenciam a interação e o engajamento. Fundamentada em referencial teórico sobre marketing digital no setor público, a pesquisa utilizou abordagem quantitativa, coletando dados de publicações de três IFES mineiras em 2023. Foram analisadas variáveis como tipo de mídia, horários e dias de postagem, e tipos de conteúdo. Os resultados mostram predominância de conteúdos institucionais (92,19%) e maior engajamento para postagens com links e publicadas entre 12h e 18h. Apesar disso, não houve diferença significativa no engajamento entre conteúdos institucionais e funcionais. Conclui-se que estratégias de comunicação devem equilibrar qualidade e frequência das postagens, considerando as especificidades do público-alvo. As redes sociais mostram-se cruciais para fortalecer a imagem institucional e facilitar o diálogo com a comunidade acadêmica e externa.
Palavras-Chave: comunicação digital; marketing universitário; engajamento; redes sociais; ensino superior.
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