O Impacto dos Ideais de Beleza Física sobre as Mulheres no Mercado de Trabalho

Autores/as

Resumen

Os ideais imagéticos de corpos, incessantemente impostos pela sociedade de consumo, atuam, hoje, como um forte mecanismo do patriarcado de agir contra as mulheres. Estes ideais as mantêm inseguras, diminuídas e controladas, como forma de afastá-las de espaços historicamente ocupados por homens. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo discutir o impacto dos ideais de beleza física sobre as mulheres no mercado de trabalho. Para tanto, o estudo traz uma discussão envolvendo referenciais teóricos acerca dos temas patriarcado, gênero, estereótipos, padrões de beleza, modas e a evolução feminina no âmbito “produtivo”. Como resultado, evidenciou-se a beleza física, sua produção e manutenção, como mais uma das inúmeras exigências, discriminatória e excludente, aplicada, explícita ou implicitamente, às mulheres no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

  • GABRIELA DE BRELÀZ, Universidade Federal de São Paulo

    Possui graduação em Administração (2000), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Administração Pública e Governo pela EAESP - Fundação Getulio Vargas. Desde 2012 é professora na Escola Paulista de Economia Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professora do Mestrado Profissional em Administração Publica - PROFIAP desde 2024. Tem experiência na área de Administração Pública, atuando nos seguintes temas: advocacy, transparência, governo aberto, estado aberto (transparência, participação e accountability nos poderes executivo, legislativo e judiciário), investimentos e negócios de impacto socioambiental. Atuou como Assessora de Relações Institucionais e Chefe de Gabinete na gestão 2017-2021 da Reitoria da Unifesp, como coordenadora do Congresso Acadêmico da Unifesp 2020 e 2021 e como Coordenadora do curso de Administração da EPPEN/Unifesp (2022-2023). Pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do CEBRAP e do SoU_Ciência - Centro de Estudos em Ciência, Universidade e Sociedade da Unifesp. Atua como Independent Reporting Mechanism (IRM) da Open Government Partnership na Implantação do Plano de Governo Aberto da Cidade de Osasco (São Paulo - SP - Brasil) e de Montevideo (Uruguai). Co-PI da Pesquisa PAR-CITY no Brasil (Chamada TAP-FAPESP).

  • Kelly Teles Papa, Universidade Federal de São Paulo

    Graduada em Administração Universidade Federal de São Paulo

  • Taís Pasquotto Andreoli, Universidade Federal de São Paulo

    Possui Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Departamento de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), com atuação na área de Marketing, mais especificamente, trabalhando com Marketing "Exótico", "Neuromarketing" e Comportamento do Consumidor.

Publicado

2025-12-16

Número

Sección

Artigo Tecnológico