A NEGOCIAÇÃO DE BITCOIN É GLOBALMENTE EFICIENTE? UMA ANÁLISE DIÁRIA ENTRE TRÊS EXCHANGES NO PERÍODO 2017 A 2019

Resumo

As criptomoedas são mundialmente negociadas simultaneamente em diversos mercados mundiais. Isso permite comparar em tempo real os preços negociados e a volatilidade implícita nas diferentes localidades. A contribuição principal desse artigo busca atender a lacuna de estudos entre o mercado digital de criptomoedas pela análise da série temporal do Bitcoin, à luz da Hipótese de Eficiência de Mercado e das Finanças Comportamentais. Essa pesquisa contribui também para responder se no mercado de bitcoin existe equilíbrio de longo prazo entre o bitcoin e as diferentes cotações em suas moedas locais. Baseando-se em ferramental da estatística econométrica utilizando os dados coletados em exchanges do Brasil, Estados Unidos e Europa. Pode perceber que a HEM também está presente no mercado de criptomoedas. Pode se ver que essa teoria se integra com as de Finanças Comportamentais, já que estudos e teorias de mercado financeiro existem antes do surgimento do mercado disruptivo de criptomoedas convergindo e adequando aos estudos de finanças comportamentais.

Biografia do Autor

• Denis Forte, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Pos Doutor, Professor Visitante na Strathclyde Business School em, Glasgow. Doutor em Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração de Empresas pela FGV/HEC de Paris com intercambio em Cranfield (Inglaterra). Administrador de Empresas, professor pesquisador no Doutorado, Conselheiro e Consultor. Professor Adjunto na Pós Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie no Strito Senso - Área de Finanças Estratégicas. Pesquisador na linha de Finanças Comportamentais, Educação Financeira e Finanças Corporativas. Ex-Assessor do Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie para projetos especiais entre maio/2015 a janeiro/2016. Liderando projetos acadêmicos: Literácia Financeira (internacional), Processo de Decisão Financeira (internacional) e Estrutura de Capital em Empresas Brasileiras (nacional). Ex-CFO para América Latina na Macafee/Intel Securities entre 2001 e 2003. Conselheiro na Netsafe Informática entre 2007 e 2012 e na Distribuidora Saas entre 2011 e 2013. Revisor técnico (Nova era de administração - Daft 2010), Artigos no Journal of Eastern European Economics, RAUSP, Ram, BAR entre outras e 2 prêmios acadêmicos (SBFIN e EGEPE). Capitulo de livro inernacional na Springer. Parecerista Ad-hoc da Fapesp. Parecerista em diversos periódicos como a RAC (até 2014) RAUSP desde 2015, BAR (2008-2009, atual), Brazilian Business Review (2016, atual) e eventos (Enanpad, Semead, etc.) Participação em bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado.
  • Eli Hadad Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Pós-Doutorado em Economia - Sistemas de Projeção de taxas de câmbio - FGV - Fundação Getúlio Vargas (CAPES 7) - Em andamento Doutorado em Administração de Empresas - Finanças Estratégicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (CAPES 5) - concluído em abril-2015. Mestre em Administração de Empresas - Finanças Estratégicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (CAPES 5) - Agosto de 2011. Pesquisas em modelos de projeção e taxas de câmbio, dados em alta frequência e modelagem baseada em agentes MBA em Finanças de Mercado pelo IBMEC-SP (1999) Graduado em Administração de Empresas - Faculdades Tibiriça (1988) Cursos de Especialização: Fundação Getúlio Vargas - SP nas áreas Market Risk Management, Controladoria, Análise avançada de demonstrações financeiras, Gestão estratégica de Tributos e Project Finance relizados entre os anos 2000 até 2003; IBMEC-SP: Gestão Estratégica com Balanced Scorecard; FIPE: Métodos Quantitativos aplicados a séries econômicas e financeiras.
  • Joao Valente Filho, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Mestre em Administração (2015). Pós Graduação "Latu-sensu" em Gestão Estratégica de Pessoas (2012). Pós Graduado "Latu-sensu" em Finanças e Controladoria (2008). Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Tecnologia de Porto Ferreira (2007). Atualmente é professor da faculdade ASSER de Porto Ferreira. Tem experiência na área de Administração, Finanças e Controladoria, Gestão Organizacional e Fiscal, Mercado de Capitais e Derivativos.

Downloads

2020-07-14