Internauta: o quinto poder. Como as Relações Públicas Lidam com esse Poderoso e Influente Meio de Comunicação

Autores

  • Carolina Frazon Terra Centro Universitário FECAP

Resumo

Este artigo busca principalmente contextualizar o poder de expressão, difusão e influência adquirido pelo internauta em função do novo cenário criado pela web 2.0 e pela comunicação bidirecional, direta e instantânea. Também oferece um breve panorama sobre as mídias geradas pelo consumidor, a influência que exercem nas organizações e como o profissional de comunicação, sobretudo de Relações Públicas, lida com esse meio de comunicação. Por fim, destaca os impactos dos novos cenários para a comunicação como um todo e as tendências da comunicação organizacional digital.

Palavras-chave: Quinto poder. Comunicação digital. Comunicação bidirecional. Comunicação organizacional. Relações públicas.

 

ABSTRACT

This article seeks the two-way, direct and instantaneous context of the communications as a pattern of the Digital Public Relations. Also consists of a brief scene of the generated-consumer media and the influence that they have on the corporations and on the corporate communication global plan. At last, it emphasizes the impact of these new scenarios to the communications and digital corporate communications tendencies.

Key words: Digital communication. Bidirectional communication. Organizational communication. Public relations. Digital corporate communications.

Biografia do Autor

  • Carolina Frazon Terra, Centro Universitário FECAP
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP. Pesquisadora e Coordenadora de Comunicação Corporativa do Site de E-commerce MercadoLivre e Professora da Universidade de Santo Amaro - UNISA e do Centro Universitário FECAP. É também Editora do blog Rpalavreando (http://rpalavreando.blogspot.com).

Downloads

Edição

Seção

Artigos