Inovação Digital no Modelo do Kroton Learning System (KLS 2.0)

Autores

  • Wallas Pereira Caetano Universidade Ibirapuera (UNIB).
  • Rogério dos Santos Lima Universidade Ibirapuera (UNIB).
  • Davi Lucas Arruda de Araújo Universidade Ibirapuera e Faculdades de Campinas (FACAMP). https://orcid.org/0000-0001-9502-1063
  • Fernanda Kesrouani Lemos Universidade Ibirapuera (UNIB).

Resumo

O objetivo central desse relato tecnológico consiste em analisar os resultados gerados pelo Kroton Learning System (KLS 2.0), em relação aos resultados do ENADE, desde sua implantação em 2015 até o ano de 2018, exclusivamente no curso de administração das unidades localizadas no Estado de São Paulo. No âmbito do contexto foi debatido as questões voltadas a sala de aula invertida – flipped classroom, ao modelo Kroton Learning System (KLS 2.0), ao exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE) e a avaliação institucional e de cursos superiores. Em termos de situação-problema, após a publicação dos resultados do ENADE de 2012 e 2015, a Kroton avaliou que performance dos alunos matriculados nos cursos de graduação de Administração não atingira o conceito mínimo. Como intervenção foi proposto uma melhoria do modelo existente com novas ações e diretrizes para serem implantadas nas unidades do grupo Kroton. Os resultados evidenciaram melhoria significativa no desempenho dos alunos no ciclo do ENADE de 2018 devido as ações que perpassaram por incorporações de elementos da inovação digital nas novas dinâmicas de aulas.

Palavras-chave: Inovação Digital, Flipped Classroom, KLS 2.0

Biografia do Autor

  • Wallas Pereira Caetano, Universidade Ibirapuera (UNIB).
    Mestrando Profissional em Administração pela Universidade Ibirapuera (UNIB).
  • Rogério dos Santos Lima, Universidade Ibirapuera (UNIB).
    Mestrando Profissional em Administração pela Universidade Ibirapuera (UNIB).
  • Davi Lucas Arruda de Araújo, Universidade Ibirapuera e Faculdades de Campinas (FACAMP).
    Professor Titular do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (UNIB). Professor nos cursos de Relações Internacionais e Administração nas Faculdades de Campinas (FACAMP).
  • Fernanda Kesrouani Lemos, Universidade Ibirapuera (UNIB).
    Professora Titular do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (UNIB).

Referências

Cardoso, E. D. R., De Souza, M. T. S., & Hernandez, J. M. D. C. (2019). Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(3), 609-639.

Albalawi, A. S. (2018). The Effect of Using Flipped Classroom in Teaching Calculus on Students' Achievements at University of Tabuk. International Journal of Research in Education and Science, 4(1), 198-207.

Christensen, C. M., Anthony, S. D., Berstell, G., & Nitterhouse, D. (2007). Finding the right job for your product. MIT Sloan Management Review, 48(3), 38.

Carmody, L. E. (2008). Clayton M. Christensen, Michael B. Horn, and Curtis W. Johnson: Disrupting class: how disruptive innovation will change the way the world learns.

Davidson, C. N. (2011). Now you see it: How technology and brain science will transform schools and business for the 21st century. Penguin Group USA.

Educause (2012): Things you should know about flipped classrooms. Disponível em: <http://net.educause.edu/ir/library/pdf/eli7081.pdf>. Recuperado em: 31 out. 2020.

Huesig, S., & Endres, H. (2018). Explorando o processo de inovação digital. European Journal of Innovation Management, (), EJIM-02-2018-0051–. doi: 10.1108 / EJIM-02-2018-0051

Inep (2015): Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados. Recuperado em 30 nov. 2020.

Inep (2019): Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-cpc-e-igc-indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/21206. Recuperado em 25 nov. 2020.

Lage, M. J., Platt, G. J., & Treglia, M. (2000). Inverting the classroom: A gateway to creating an inclusive learning environment. The journal of economic education, 31(1), 30-43.

Lee, M. K. (2018). Flipped classroom as an alternative future class model?: implications of South Korea’s social experiment. Educational Technology Research and Development, 66(3), 837-857.

Mineiro, A. A. D. C., Antunes, L. G. R., Andrade, D. M., & Vieira, J. (2018). Como o Aprendizado pode ser Efetivo com o Uso da Técnica Multidimensional de Ensino em Administração? Administração: Ensino e Pesquisa, 19(3), 504-554.

OCDE (2005) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf>. Recuperado em: 24 nov. 2020.

Rajiani, I., & Ismail, N. (2019). Management innovation in balancing technology innovation to harness universities performance in the era of community 4.0. Polish Journal of Management Studies, 19 (1) : 309-321.

Singh, D. (2019). Implementação de inovação tecnológica em MPMEs na Índia. Journal of Science and Technology Policy Management,

Singh, D. (2019). Implementation of technology innovation in MSMEs in India. Journal of Science and Technology Policy Management, 10 (3), 769–792.

Staker, H., & Horn, M. B. (2012) Classifying K–12 blended learning Mountain View, CA: Innosight Institute. Disponível em: <http://www.christenseninstitute.org/ wp-content/uploads/2013/04/Classifying-K-12-blended-learning.pdf>. Recuperado em: 18.out.2020.

Tapscott, D., & Williams, A. D. (2010) Innovating the 21st-Century University: It’s Time! Educause Review, January/February 17-29. Disponível em: <http://net.educause. edu/ir/library/pdf/ERM1010.pdf>. Recuperado em: 19 out. 2020.

Valente, J. A. (2007) A crescente demanda por trabalhadores mais bem qualificados: a capacitação para a aprendizagem continuada ao longo da vida. In: Valente, J. A., Mazzone, J., & Baranauskas, M. C. C. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez: FAPESP, p. 48-72.

Yoo, Y., Henfridsson, O., & Lyytinen, K. (2010). The new organizing logic of digital innovation: an agenda for information systems research. Information systems research, 21(4), 724-735.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Artigo Tecnológico